Histórico

No local onde hoje funciona a Casa Geriátrica São Mateus, existia a Escola Rocha Miranda, que abrigava menores até 1978. Em 18/04/1979, foi criada pelo economista Raimundo Alvim a Clínica de Repouso São Mateus, fundada com o apoio e orientação para funcionamento da Legião Brasileira de Assistência (LBA), com quem mantinha convênio integral e recebia subsídios conforme o número de idosos internos. Na época, a Casa tinha capacidade para 280 leitos.

Em 15/07/1983 passou a ser denominada Casa Geriátrica São Mateus.

Em 1984, recebeu o título de Utilidade Pública através da Lei nº. 595/84 sancionada em 17 de agosto do mesmo ano, conferido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

No seu auge, chegou a contabilizar 220 idosos, porém, com o fim da parceira com a Fundação Legião Brasileira de Assistência durante o governo Collor, a instituição começou a enfrentar sérios problemas financeiros.

Em 2000, foi interditada pela Vigilância Sanitária, por falta de reformas no prédio números insuficiente de funcionários. Apesar de ter conseguido superar alguns dos problemas com recursos oriundos de doações, perdeu o convênio com a Prefeitura para apoio nutricional, com o qual contava desde 1993.

Atualmente, a Casa é dirigida pelo Dr. João Américo Alvim e conta com doações para sua manutenção.