sábado, 21 de novembro de 2009

Um segundo lar

Trabalhar em uma instituição para idosos pode ser algo muito gratificante. Pelo menos, para Cristina Fernandes Pinto, secretária da Casa Geriátrica São Mateus, tem sido assim.


Há 16 anos atuando na instituição, ela é responsável pela internação de novos idosos e pela administração da casa. “Sinto-me feliz por fazer um trabalho útil para a sociedade. – É gostoso trabalhar aqui. É muito bom saber que meu trabalho faz com que outras pessoas se sintam melhor”, afirma.


Cristina: "Aqui eles encontram um segundo lar"


Mas nem sempre foi assim. Hoje, aos 47 anos, Cristina ainda lembra como foi a primeira internação que realizou, de uma senhora chamada Elza Cristina. “Ela foi internada pelo filho único. Ela chorava muito, pois não queria ficar.” Tal imagem ficou gravada na memória de Cristina. “Eu pensava: Como pode um filho fazer isso com a própria mãe?”, diz.


O tempo passou e fez com que Cristina percebesse que não são todos os idosos que reagem mal à internação. “Muitos idosos não possuem família e aqui eles encontram um segundo lar”, conta a secretária.


E não são apenas os idosos que encontram um segundo lar na Casa. Cristina também encontra, na tranquilidade da Casa, motivos para sorrir. “Eu adoro os idosos, são uma distração para mim. Ás vezes, tenho problemas em casa e chego aqui e me divirto, bem mais com eles do que quando estou de folga”, finaliza.